sexta-feira, 27 de maio de 2011

Memória blogolPE -- Competições Norte-Nordeste ( Pernambuco )

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook e assinar nosso Feed.
Campeões nordestinos: o América de 23, o Sport de 00 e o Santa e  Náutico da decada de 60
 
Foi confirmado a edição 2011 do Campeonato do Nordeste, que será realizado pelo segundo ano seguido , após a competição ter sido extinta em 2003, mesmo com os baixos índices de publico da edição 2010, a Liga do Nordeste conseguiu a continuação do torneio para esta temporada, que terá como novidade a volta do Sport , que não quis participar do torneio ano passado, ao todo 16 equipes disputaram o Campeonato, os Potiguares ABC e América , os Cearenses Fortaleza e Ceará: Bahia, Vitória e Fluminense de Feira , representando os baianos , CSA e CRB de Alagoas , O Confiança e outro representante Sergipano a ser definido pela Federação local já que o Sergipe em 2010 foi rebaixado e da Paraíba , o Treze e o Botafogo.
  O regulamento da edição 2011 será assim, na 1º fase , 10 clubes serão divididos em 2 grupos de 5, compostos só pelos clubes que disputam as séries C e D do Brasileiro ( América, Santa Cruz , Fluminense de Feira , Fortaleza , CSA , CRB , Confiança e outro representante de Sergipe , Treze e Botafogo . ),os dois melhores de cada grupo passam a segunda fase, onde enfrentaram os clubes nordestinos das séries A e B ( Sport , Náutico , Bahia , Vitória , Ceará e ABC. ). Por este motivo o BlogolPE relembra na sua série Memórias , Títulos e boas campanhas de clubes pernambucanos em competições Norte-Nordeste, em todos os tempos, desde a Taça do Nordeste, ganho pelo nosso Querido mequinha em 1923, até o Titulo da copa do Nordeste de 2000 do Sport.

PERNAMBUCO EM COMPETIÇÕES NORTE-NORDESTE -- TÍTULOS E VICES 


Troféu do Nordeste 1923 -- América Campeão na final contra o CSA, esse foi o 1º torneio nordestino da história.
Torneio dos Campeões do Nordeste 1948 -- Santa Cruz vice Campeão , perdendo a final para o Bahia, esse torneio reunia os campeões estaduais da região.
Torneio Hexagonal Norte-Nordeste 1967 -- Santa Cruz Campeão na final contra o Remo,esse torneio reuniu 6 clubes do Pará, Ceará e Pernambuco.
Copa dos Campeões do Norte 1966 -- Náutico Campeão , esse torneio reunia os melhores clubes nordestinos , que participaram da Taça Brasil, o Vice foi o Ceará.
Copa do Nordeste 1994 -- Sport campeão, foi a 1º edição da copa que foi realizado com sede em Alagoas, o Leão sagrou-se campeão na final contra o CRB.
Copa do Nordeste 2000 -- Sport Campeão, já como parte do calendário brasileiro, a Copa do Nordeste teve em sua final rubro-negros, o de Pernambuco se saiu melhor contra o baiano Vitória.
Copa do Nordeste 2001 -- Sport Vice , após uma semi-final emocionante contra o arque-rival Náutico , o Leão perdeu a decisão para o Bahia.
Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste 1952 -- Náutico Campeão, reunia os campeões estaduais de 7 estados nordestinos e o Pará do Norte, na final o timbu conquistou o Torneio na final contra a Tuna-Luso.
Torneio Norte-Nordeste 1968 -- Sport Campeão, criado pela antiga CBD como um Campeonato Brasileiro para os clubes do Norte-Nordeste, o Leão sagrou-se campeão com o Remo como Vice.
Torneio Norte-Nordeste 1970 -- Sport Vice, o Sport ficou com o Segundo lugar atrás do Fortaleza.
Taça Brasil do Norte -- Era uma das fases da Taça Brasil , que era dividido por regiões, o Sport foi campeão em 1959 na final contra a Tuna-Luso, em 1962 e 1963 contra o Paysandu: Já o Timba faturou a Taça em 1964 e 1965 contra dois paraenses, Paysandu e Remo respectivamente .
Taça Brasil Zona Norte-Nordeste -- Os Campeões das Zonas Norte e Zona Nordeste se enfrentavam numa 3º fase, o Sport foi Campeão em 1962 contra a Raposa da Borborema, o Campinense. O Náutico foi Campeão em 1965 e 1966  contra o Vitória, e em 1967 contra o América-SE.
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook e assinar nosso Feed.

Um comentário:

  1. Boa noite,sou pesquisador amador de jogadores do passado,em 1969 e 1970 jogou no Santa Cruz Osvaldo meia atacante,você teria a ficha técnica,atenciosamente Mário Tabosa

    ResponderExcluir