sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva BlogolPE 2011 do Futebol Pernambucano

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook e assinar nosso Feed.


  Depois de 5 anos o Santa Cruz voltou a conquistar o Campeonato Pernambucano, no ano da disputa particular de Náutico e Sport pelo Hexa, o Tricolor chegou a Final onde despachou o Leão após fazer o resultado na Ilha.


O Herói do ano com certeza foi o goleiro Saulo, não foi um gol que valeu Titulo ou até mesmo acesso, mas pelas circunstâncias foi um dos gols mais importantes para a História do Sport, em casa diante de 22 mil Rubro-Negros, empatando por 1x1 contra o time que foi Rebaixado em ultimo, nos minutos Finais, o Goleiro Saulo salvou o Sport do tropeço fazendo o Histórico Gol da Vitória, o primeiro e Único Gol de Goleiro da História do clube que custou uma Lesão ao Atleta ao comemorar, Bala que pelo Sport atuou em varias posições pelo time, foi parar no gol fazendo até uma defesa.



  Dois gols marcaram o Estadual desse ano, um na Ilha e o Outro nos Aflitos, um na Semi-Final e o Outro na Final, ambos foram determinantes para a classificação do Sport as semi-finais e pro Titulo do Santinha, os Autores, Gilberto e Bruno Mineiro.


O Araripina derrotou o Salgueiro e se sagrou Campeão do Torneio do Interior do Pernambucano.


Além do titulo do Santinha, PE2011 ficou marcado também por Apagão logo no jogo de estreia, que culminou numa confusão jurídica que Rebaixou a Cabense a Série A-2 por uma derrota por W.O, foi também o Pernambucano que marcou o novo mascote do Sport, o Boi pago pelo Clube a um Pai de Santo virou chacota dos rivais durante o ano.


Após Eliminar o Corintians-RN na primeira fase o Santinha enfrentou o todo poderoso São Paulo na 2º fase, uma Vitória no Arruda e um Derrota fora Eliminaram o Clube Coral da competição, o Sport caiu ainda na primeira fase diante do Sampaio Corrêa, o Timbu foi o que chegou mais longe, nas Oitavas Caiu frente ao Futuro Campeão Vasco.


 O Juniores do Sport foi o grande destaque da categoria no Futebol Pernambucano em 2011, Campeão Estadual e do Torneio de Plattenhardt na Alemanha, mesmo assim o fato que mais marcou foi um incidente envolvendo o Goleiro da Equipe Sub-20 do Leão num jogo contra o Vasco pela Taça Belo Horizonte de Juniores.


Na Série A-2 após muita confusão Serra Talhada e Belo Jardim garantiram seu passaporte na elite Estadual em 2012, o Lampião sagrou-se Campeão com uma campanha irretocável, já o Calango que fez uma excelente Segunda Fase, tinha sido punido na Primeira Fase com perda de pontos e que mesmo assim não prejudicaram a equipe no Acesso, o Chã Grande chegou a ganhar a vaga, mas no STJD o Belo Jardim teve seu retorno confirmado depois de 4 anos fora da A-1, na Copa Pernambuco, o Náutico conseguiu espantar o fantasma da Copinha e após bater duas vezes na trave se tornou Campeão do Torneio que em 2012 se Tornará profissional e valerá uma vaga na Copa do Brasil 2013.


O Futebol Feminino Voltou a colocar Pernambuco em destaque no cenário nacional novamente, pelo 2º ano seguido Vitória de Santo Antão é o polo da categoria no Estado, o Vitória tornou-se Bí-Campeão Estadual Invicto passando pelo Sport na Final, e chegou a outra Final a da Copa Brasil Feminina, feito que o Sport tinha realizado em 2008, assim como o Leão o Vice ficou nas mãos das Taboquitas, após duas derrotas para o Foz Cataratas, as duas únicas na Temporada Inteira, o Clube ainda conseguiu levar Atletas para a Seleção Brasileira.



O Ano foi de mortes também no Futebol Pernambucano, na Cronica, Yatta Junior Narrador da Radio JC/CBN vitima de um Infarto, Infarto esse que Matou Também o presidente da Federação Pernambucana de Futebol Carlos Alberto de Oliveira e o Ex-Zagueiro do Araripina Edu Mattos que sofreu o mesmo numa partida do Campeonato Pernambucano 2010 contra o Porto e vivia em Estado vegetátivo em Alagoas.


Os Clubes do Interior não foram bem em 2011, o Salgueiro que fez História Subindo para a Série B, caiu vergonhosamente em 19º lugar, perdendo 25 dos 38 jogos que fez, durante todo o Campeonato o Carcará não pode atuar em seu Estádio que estava em reformas em Salgueiro, por isso, o clube Sertanejo fez do Ademir Cunha em Paulista sua casa, além de ter passeado por outros Estádios como Ilha, Arruda, Aflitos e o Romeirão no Ceará, o Porto que junto com o Santa representou o Estado na Série D, nem passou da primeira fase, sendo o Lanterna do grupo, com apenas 1 vitória em 8 jogos, o clube também não atuou em casa, de Caruaru o Gavião foi atuar em Belo Jardim.

2011 foi o ano também dos Artilheiros, se no Estadual, Paulista foi o cara marcando 15 gols e levando pela 3º vez o Titulo de Artilheiro do Pernambucno para o Interior no Brasileiro dessa vez pelo Sport não correspondeu marcando apenas 1 gol, já Kieza de um Campeonato Estadual com poucas atuações, na Série B se transformou o cara do Náutico, 21 gols Artilheiro da Segundona isolado e 27 gols na Temporada se Tornando o maior Goleador do Futebol Pernambucano em 2011.


Vencer Clássicos em Pernambuco é um Campeonato a parte, em 2011 apenas o Sport não foi muito bem nesse quesito dos 10 Clássicos que jogou em 2011 venceu apenas 3 um deles de muita importância que deu bastante vantagem ao Leão nas Semi-Finais do Estadual, o Náutico de 8 venceu 4 e Empatou 2, o Mais importante na Série B contra o Sport nos Aflitos que foi um passo importante do Timbu rumo ao acesso, o Santa foi o mais Feliz, ainda mais diante de seu maior Rival o Sport, dos 6 Clássicos que disputou em 2011, 4 foram contra o Leão e com 3 Vitórias por 2x0 sendo duas na Ilha, contra o Timbu a Cobra Coral não saiu vencedora.

Ano de Zebras no Futebol Pernambucano, a primeira delas foi a derrota do Náutico na Copa do Brasil para o Inexpressivo Trem do Amapá por 2x1, só pra constar a fragilidade da Equipe no jogo de volta nos Aflitos o Timbu venceu por 6x0, na Série B o Duque de Caxias fez a pior campanha de todos os tempos nos pontos corridos, mesmo assim conseguiu o feito de não perder nem pra Náutico nem pro Sport equipes que subiram de divisão, foram 4 jogos e 4 Empates por 1x1, na Série D o Santa chegava a sua primeira final de um Torneio Nacional como o Favorito diante doo Tupí-MG, mesmo assim o favoritismo deu lugar a qualidade tecnica dos mineiros que venceram os dois jogos e se sagraram campeões dentro do Arruda.


Marcelinho Paraíba e suas confusões, se dentro de Campo o Meia foi essencial para a volta do Sport para a Série A sendo um dos grande responsaveis, fora dele ou ainda dentro dele o Meia aprontou muito em 2011, na Final do Pernambucano foi dele o gol da Vitória do Sport contra o Santa, após o gol o Arbitro encerrou a partida e o Tricolor se sagrou Campeão, irritado pela marcação do Zagueiro Everton Sena o Meia partiu para cima do mesmo que revidou, a confusão tomou conta do gramado. logo depois as ferias o Meia foi preso em Campina Grande depois de uma festa em uma de suas casas na cidade acusado de tentativa de Estupro, no mesmo dia o Meia foi Liberado.


 O Náutico também teve suas confusões fora dos gramados em 2011, durante a semana da Semi-Final do Estadual o Presidente do clube Berillo Junior acusou o Rival Sport de uma tentativa de Suborno ao meia Eduardo Campos, fato comprovado pelo pai do Atleta, depois de muitas acusações, o caso chegou até a ir parar na justiça, o Suborno jamais foi comprovado,. Durante a carreata do acesso pelas Ruas do Recife o Atacante Kieza e o Meia Eduardo Ramos queimaram um Chapéu da Maior Torcida Organizada do Rival Sport em um ato de incitação a violência, após pedidos de desculpas do clube o caso deu em nada.


A Torcida do Sport que durante o ano abraçou o clube com um apoio maciço nas arquibancadas, após a derrota na Ilha por 1x0 contra o Goiás protagonizou um momento de Selvageria, um grupo de Torcedores promoveram um quebra-quebra na sede do Clube depredando inclusive dois ônibus do clube, o episódio fez com que a Maior Organizada do Clube fosse proibida de entrar nos Estádios em 2011, fato que só se manteve por duas rodadas.


Após 3 anos amargando o Inferno da Série D o Santa Cuz conseguiu sair da Quarta Divisão Nacional, em uma primeira fase conturbada em que o clube só perdeu uma partida mais mesmo assim chegou na ultima rodada com o risco de ser elminado novamente, o clube conseguiu se classificar aos matas-matas em 2º atrás do seu homonimo Santa Cruz-RN, após eliminar o Coruripe o Santinha chegou contra o Treze pra confirmar seu retorno a Série C, com dois empates, o de Campina Grande por 3x3 quando chegou a estar perdendo por 3x1 classificaram o Santa para a Série C 2012, a torcida novamente deu show nas arquibancadas.



Após um começo de Série B ruin perdendo na estreia por 4x0 para a Lusa, o Timbu se reergue entrou noo G4 e manteve a regularidade no Torneio, sem perder uma partida  seuqer dentro de casa o Timbu garantiu o seu acesso a Série A depois de 2 anso fora da elite na Derrota para o Boa Esporte por 2x1.


Poucos acreditaram no Leão, novamente a sindrome de imcompetência do G4 perseguiu o clube, derrotas em casa e fora contra adversários que lutavam contra o Rebaixamento desacreditaram boa parte da Torcida durante o Campeonato, 3 demissões de Tecnicos depois, Mazola retornou ao comando da Equipe para os ultimos 5 jogos, venceu 4 e empatou 1 classificando a equipe para a Elite Nacional depois de 2 anos na partida contra o Vila Nova em Goiânia, invasão Rubro-Negra, muita chuva e vitória Suada por 1x0 gol de Bruno Mineiro e a Volta.

Feliz 2012 !


Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook e assinar nosso Feed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário